Cursinhos de Graça

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, abriu as inscrições nesta quarta-feira (17)  para o cursinho pré-vestibular gratuito.  Os estudantes devem fazer as inscrições até 4 de março pela internet. São oferecidas 450 vagas - 200 para o turno vespertino e 250 para o turno da noite.

O cursinho é direcionado a jovens que tenham concluído o ensino médio até fevereiro de 2016 e que ainda não tenham cursado o ensino superior.

Após o preenchimento da inscrição pelo site, os candidatos devem encaminhar o formulário e os documentos exigidos à secretaria do Serviço de Bem-Estar à Comunidade, que fica dentro do campus. Os estudantes passarão por análise socioeconômica e, os selecionados, farão uma prova objetiva com 40 questões.

As aulas devem começar em 11 de abril. O cursinho preparatório da UEL é direcionado a estudantes que não têm condições de pagar por um extensivo particular.

Após a inscrição online, os candidatos devem encaminhar o formulário e os documentos exigidos, pessoalmente ou via correios, na secretaria do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), no Campus. O início das aulas está previsto para o dia 11 de abril de 2016.

A análise socioeconômica levará em conta a renda mensal do candidato e da família. Já a segunda fase consistirá em uma prova objetiva com 40 questões, considerando o conteúdo do ensino médio. As aulas serão ministradas de segunda a sábado.

Alunos de escolas públicas de Piracicaba (SP) podem se inscrever para a seleção de vagas no cursinho pré-vestibular gratuito da Prefeitura (SP) de 11 a 15 de fevereiro. Interessados devem se candidatar na sede da Secretaria Municipal de Educação, das 19h às 22h.

No ato da inscrição, é necessário levar duas fotos 3 x 4, cópia do histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio, cópias do RG, CPF e de um comprovante de residência. As provas para seleção das vagas serão no dia 16 de fevereiro, às 19h, na Escola Estadual Elias de Mello Ayres, no bairro São Dimas. As aulas também serão realizadas na mesma instituição, com data ainda a ser divulgada.

O cursinho já beneficiou mais de 4 mil alunos em 10 anos de existência, de acordo com a Secretaria de Educação da cidade. Segundo o professor de Física, Jose Francisco Carraro, o corpo docente é altamente preparado.

"Temos uma equipe de renome e com experiência há mais de 30 anos em cursinhos pré-vestibular", disse.

 Aulas mais práticas
"Nosso objetivo é focar nos grandes vestibulares. Acompanhamos a Fuvest desde seu início, por isso passamos aos alunos toda experiência que adquirimos ao longo dos anos", contou. “Os professores procuram deixar as aulas mais práticas e mais próximas da realidade para que o aluno tenha motivação", ressaltou.

Além das atividades em sala, os alunos frequentemente realizam simulados semelhantes aos grandes vestibulares. Este ano, informou a Secretaria, dos 25 inscritos na Unesp, 12 foram para a segunda fase e 11 ingressaram.

"Dos 23 inscritos na Fuvest, 11 chegaram a segunda fase e 4 foram aprovados; além dos aprovados em outras universidades federais e particulares da cidade", informou.

 

A oportunidade de frequentar um curso pré-vestibular não é destinada apenas àqueles que têm condição de pagar uma mensalidade fixa. Em Sorocaba, tanto a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quanto a Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferecem chances para que isso aconteça de maneira gratuita. A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), por sua vez, mantêm um cursinho particular, mas oferece bolsas de até 100%. 


Na UFSCar, as inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular Educação e Cidadania podem ser feitas nesta quarta-feira (9), das 15h às 22h, na área de vivência do campus, que fica no quilômetro 110 da rodovia João Leme dos Santos. Também podem ser efetuadas no próximo sábado, quando se encerram, das 9h às 12h. Segundo um dos coordenadores, Tuako Hamadi Rosa de Oliveira, estudante do 5º ano de economia, para se inscrever, é necessário levar o histórico escolar, bem como RG e comprovante de renda de todos os moradores da casa do interessado. "Os critérios de escolha dos candidatos é socioeconômico e são 90 vagas", explica. 


Ainda conforme Oliveira, as aulas devem começar em março de 2016 e se estender até o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ocorrem no período noturno, das 18h50 às 22h50, e são ministradas por professores e alunos da UFSCar. "Além de ser uma preparação para o vestibular, também promovemos uma convivência com a universidade, já que os alunos podem participar de outras atividades. Isso é uma forma de inseri-los antecipadamente à vida acadêmica", cita. 


Unesp

Na Unesp, as inscrições para o GeraBixo -- nome dado ao curso preparatório -- serão realizadas de 18 a 22 de janeiro. São válidas para quem já concluiu ou irá concluir o ensino médio em 2016, assim como aos que possuem bolsa de 100% em escolas particulares. Devem ser feitas no próprio campus (avenida Três de Março, 511, Alto da Boa Vista), através de preenchimento de formulário e apresentação de RG e CPF. Depois de efetuadas, os interessados vão passar por uma prova com 90 questões de múltipla escolha, que ocorrerá em 24 de janeiro, na Escola Estadual Antônio Padilha, com horário ainda não divulgado. 


Ao todo, serão 140 vagas. 70 delas para o período matutino e outras 70 para o período noturno. Nos casos de desistência serão chamados os alunos das listas de espera. Os classificados serão divulgados em 3 de fevereiro, no site www.sorocaba.unesp.br/cursinho. Mais informações podem ser acompanhas no edital, disposto no link http://bit.ly/1LgoKrC. 


Facens


As inscrições para o concurso de bolsas da Facens já tiveram início e terminam em 12 de janeiro, pelo link http://bit.ly/1PVhJ81. Apesar de ser particular -- são 12 parcelas de R$ 299 --, há disponibilidade de 35 vagas para bolsistas: 5 delas com 100% de desconto, 10 com 50% e 20 com 25%. A prova de bolsa acontecerá em 17 de janeiro e contará com 84 questões de múltipla escolha. Após a divulgação dos aprovados, as aulas devem começar em 15 de fevereiro, tanto de manhã (7h20 às 12h40) quanto à tarde (13h às 18h20). 

Profissionais se voluntariam para auxiliar quem não tem condição de pagar.
Aulas acontecem todos os sábados para os 247 alunos matriculados.

Leia mais...