Category Archives: Dicas Enem

Cursinho popular transforma a vida de estudantes

O CASD Vestibulares apresenta a maior taxa de aprovações entre os cursinhos solidários noturnos do Vale do Paraíba e atende 600 alunos por ano

O Centro Educacional Santos Dumont, onde são oferecidos o CASD Vestibulares (curso pré-vestibular sem fins lucrativos) e o Casdinho (que desenvolve alunos do 8º e 9º ano), coleciona histórias inspiradoras de estudantes que foram beneficiados e que retribuíram dando aulas a outros jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para cumprirem essa missão, os professores ex-alunos contam com parcerias importantes como do Sistema de Ensino Poliedro que possui o maior número de aprovações em universidades públicas de todo o País. Por meio do programa “PV Solidário”, apoia iniciativas que visam abrir portas para alunos de baixa renda durante a preparação para o vestibular ou Enem, fornecendo materiais didáticos gratuitamente.

“Para milhares de jovens brasileiros, entrar em uma universidade é a chance de ampliar horizontes e possibilidades profissionais. Por isso, o Sistema Poliedro tem orgulho de ajudar o Centro Educacional Santos Dumont e demais cursos solidários com materiais, métodos e tecnologias, além de contribuir positivamente com a sociedade por meio do apoio ao desenvolvimento do potencial desses jovens”, revela Altamar Carvalho, gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro. Para ele, iniciativas como esta podem ajudar a transformar o cenário da educação superior brasileira em que 85% dos matriculados no Ensino Médio estão na rede pública de ensino, mas em 2017, apenas 36,9% dos ingressantes na USP - Universidade de São Paulo vieram de escolas públicas, de acordo com a universidade.

Sem essa ajuda, não teria sido fácil para Paloma Flores ingressar no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ela relata que ver histórias semelhantes à dela e poder retribuir o suporte recebido a motivou a se envolver ainda mais com projetos sociais.

“Sempre quis mudar o mundo, isso que me motivou a escolher Relações Internacionais. E na minha trajetória, o cursinho popular foi essencial, pois venho de uma família de baixa renda e nunca tive condições de pagar pelos estudos. Ali encontrei pessoas que acreditaram em mim e no meu potencial. Quando entrei no Casdinho, ainda no Ensino Fundamental, não esperava chegar tão longe. E foi maravilhoso porque me deram todo o suporte, apoio moral e emocional que precisei para a intensa rotina de estudos. É um ano decisivo que mexe muito com os estudantes. Eu sabia que se não fosse aprovada, teria que trabalhar e não poderia mais me dedicar somente aos estudos”, lembra ela.

Paloma Flores comemora a aprovação no vestibular com os colegas do CASD Vestibulares

Após estudar no CASD, em 2014, além da Federal do ABC, Paloma foi aprovada em outras três importantes instituições de ensino superior. “Fui a primeira pessoa a sair de casa e cursar o Ensino Superior”, destaca. Em 2017, Paloma representou a ENACTUS Brasil em Londres, quando ganhou o prêmio Líder Estudante do Ano NUFARM, entre mais de 2.500 estudantes universitários do Brasil.

Paloma Flores cursa Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC)

Movida pelo sentimento de gratidão, a jovem retribuiu: “Tenho orgulho de ser a primeira aluna do Casdinho a retornar como professora no cursinho. Em 2015 tive a experiência fantástica de ver meus alunos sendo aprovados em instituições importantes e saber que fiz parte daquilo”.

Mais histórias de superação

Quando iniciou os estudos no cursinho, o engenheiro eletrônico Nathalio Madson não esperava ter um resultado tão satisfatório em apenas um ano. “Apesar de ter estudado bastante, ser aprovado no disputado vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) foi uma surpresa, porque eu prestei no ano anterior e tive um desempenho ruim. Com apoio da metodologia e dos professores do CASD, evolui muito em um ano.”

Após ingressar no ITA, Nathalio pode retornar ao cursinho como voluntário. “Durante o segundo e terceiro anos da graduação, dividi meu tempo como professor. Foi quando coordenei vestibulinho, fazia plantão de dúvidas e aulas de reforço e pude perceber nitidamente o progresso dos alunos”, diz orgulhosamente.

O CASD Vestibulares apresenta a maior taxa de aprovações entre os cursinhos noturnos do Vale do Paraíba. Em 2016, alcançaram a marca de 483 aprovações. “Atualmente, são mais de 70 voluntários trabalhando para realização do sonho de 600 alunos por ano”, afirma Luiz Felipe Schiaveto, diretor presidente do Centro Educacional Santos Dumont.

Para mais informações sobre o Centro Educacional Santos Dumont acesse:
www.cursosantosdumont.org.br

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o País. Originalmente adotado nos cursos Pré-vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os Ensinos Médio, Fundamental I e II e Educação Infantil, abrangendo toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 300 unidades parceiras em 201 cidades e 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.

fonte: http://www.segs.com.br/educacao/113239-cursinho-popular-transforma-a-vida-de-estudantes

 

Como organizar os estudos para o vestibular desde o começo do ano

O ano mal começou, mas já está na hora de dar início aos estudos para o vestibular! Confira recomendações para se organizar e ter mais produtividade

Já definiu suas metas para 2018? Já estamos caminhando para o segundo mês e nunca é cedo demais para o planejamento! Tem interesse em ser aprovado no exame vestibular e cursar a faculdade dos sonhos? Ou ainda ter um bom desempenho no Enem e utilizar a sua nota?

Caso esteja no final do Ensino Médio ou esteja prestes a iniciar um cursinho, é muito importante utilizar o início do período letivo a seu favor. Veja algumas dicas sobre como organizar os estudos para o vestibular desde o começo do ano e boa sorte!

Prioridade com base na necessidade

Uma das definições mais importantes para o início do período letivo em um ano pré-vestibular está em identificar os pontos fortes e fracos que você tem nos conteúdos cobrados. Divida por disciplinas, para facilitar. Dificuldade com Ciências Exatas? Ou então Biológicas?

Elabore uma lista das matérias que estão no “vermelho” e defina prioridade sobre elas. A maior parte do tempo na sua rotina de estudos durante o ano deverá ser dedicada a elas. As disciplinas que não geram muitas dúvidas estarão no “amarelo” e precisarão de atenção média. Por fim, os conteúdos com os quais você tem facilidade estão na zona “verde” e devem ser revistos, mas com menor intensidade. Priorize o que é mais necessário, otimizando o planejamento de estudos.

Escolhendo uma instituição

É essencial decidir qual será a instituição, seja colégio ou cursinho, na qual você realizará o seu preparo para os vestibulares. Diversos fatores fazem a diferença e devem ser equilibrados: preço das mensalidades, nível dos professores, localização geográfica e muitos outros.

Não deixe de pesar todos os elementos para fazer uma escolha mais tranquila. Procure também as informações de matrícula junto às secretarias.

Plano de estudos

A elaboração de um plano detalhado de estudos é indispensável. Leve em conta o seu ritmo, as suas prioridades, o curso no qual você deseja ser aprovado e os fatores do seu dia, como o tempo e o material disponível.

Um plano detalhado precisa listar qual a duração de cada rotina, bem como a programação de descansos. Procure sempre revisar com exercícios e simulados, além de edições anteriores dos vestibulares que você vai prestar.

Defina também quais são os métodos que trazem mais resultados à sua rotina. Apostilas, módulos online, aulas no YouTube. Tudo o que puder trazer suporte é bem-vindo.

O período de preparação para se candidatar a uma vaga na universidade é muito importante. Tenha em mente que cada pequeno fator faz a diferença e organize os seus estudos para o vestibular desde o começo do ano.

fonte: http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2018/01/26/1157874/organizar-estudos-vestibular-desde-comeco-ano.html

Ir para a barra de ferramentas