Category Archives: Notícias do Enem

Enem 2018: tire suas dúvidas sobre o exame

Edição traz novidades quanto ao tempo de prova e pedidos de isenção de taxa de inscrição

O Exame Nacional do Ensino Médio completa 20 anos em 2018 e traz novidades para esta edição. O tempo de realização do segundo dia de provas foi ampliado: os candidatos terão cinco horas para resolver as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Outra mudança é que, pela primeira vez, quem fez o pedido de isenção precisa também se inscrever no exame entre 7 e 18 de maio. As regras do Enem são publicadas em todas as edições no edital e na Cartilha do Participante. Tire outras dúvidas para se sair bem nas provas:

Quem pode se inscrever no Enem?

O enem aceita candidaturas de qualquer pessoa. Contudo, apenas os inscritos que tiverem 18 anos ou mais, além de já terem completado o Ensino Médio, poderão usar a nota para concorrer a vagas no ensino superior. Caso contrário, participam do exame como treineiros.

Quem tem direito ao atendimento específico e especializado?

No momento da inscrição, os candidatos precisam indicar se necessitam de atendimento específico ou especializado para o dia das provas. Portadores de baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia têm direito ao atendimento especializado, e a confecção do caderno de prova permite que respondam às questões. Já o atendimento específico é destinado a gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar.

Como usar o resultado do Enem?

Uma das principais finalidades do exame é ser uma das ferramentas de acesso ao Ensino Superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas é ambém por meio do Enem que os candidatos podem concorrer a vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mantém convênios com mais de 29 instituições de ensino em Portugal que aceitam a nota do Enem na hora de selecionar estudantes brasileiros.

O que levar no dia das provas?

O exame vai ocorrer em dois domingos consecutivos: 4 e 11 de novembro. Os candidatos precisam levar o documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que guardar no porta-objetos?

No dia do exame, os aplicadores entregam aos candidatos um guarda-objetos destinado aos objetos proibidos durante a prova, como eletrônicos, lápis, caneta que não seja feita de material transparente, borrachas, livros, calculadoras, fones de ouvido, assim como óculos e chapéus. Sobre a mesa devem ficar apenas a caneta feita em material transparente e o documento de identificação.

 

fonte: http://www.brasil.gov.br/educacao/2018/05/enem-2018-tire-suas-duvidas-sobre-o-exame

Inscrições para Aulão do Enem permanecem abertas – Maranhão

Criado pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa Pré-Universitário – Aulão do Enem tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior preparando os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano acontece a quarta edição do programa. A chamada pública para que os municípios se inscrevam para receber o Aulão continua aberta até o dia 05 de maio.

“Para receber o Aulão do Enem no município, basta enviar um ofício solicitando a realização da megarrevisão. Aqueles que cumprirem as metas estabelecidas no edital vão ter o programa”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Em 2017 o Aulão do Enem esteve presente em mais de 90 municípios com uma equipe de professores experientes contratados pela Secti. Uma das novidades do ano passado foi a primeira edição do PreUni ITA, preparatório para os maranhenses que desejavam fazer o vestibular do instituto. “No ano passado São Luís tornou-se local de prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e nós fizemos questão de preparar nossos estudantes”, ressaltou Davi Telles.

“Em 2017 também fizemos pela primeira vez o Aulão do Enem na TV democratizando ainda mais o acesso dos estudantes aos conteúdos trabalhados no exame”.

A previsão das aulas é agosto. O tempo entre o lançamento do programa e o início das aulas é o período preparatório em que a Secti vai checar os municípios que estão solicitando o aulão para ver qual a estrutura que têm para a realização das aulas, selecionar professores e preparar o material didático, apostilas, que serão entregues aos estudantes no dia a aula.

As Prefeituras/Secretarias Municipais de Educação/ Secretarias Municipais de Juventude; Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e similares; associações; sindicatos e outras instituições da sociedade civil poderão requerer a realização do Aulão do Enem no período de 05 de abril a 05 de maio. A solicitação deverá ser feita por meio de ofício enviado para preuni@secti.ma.gov.br ou protocolado junto a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti).

O Aulão do Enem

O Aulão do Enem é uma megarrevisão, gratuita, voltada para jovens e adultos que, prioritariamente, concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio interessados em ingressar na educação superior focado na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a megarrevisão são disponibilizados aos alunos conteúdo de revisão para o exame do Enem 2018, trabalhando as habilidades e competências relativas às quatro áreas que compõem o exame: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias e mais a Redação.

Anexo

fonte: http://folhanobre.com.br/2018/04/28/inscricoes-para-aulao-do-enem-permanecem-abertas-maranhao/126978

Ir para a barra de ferramentas