Category Archives: SiSU

O SISU é só para ingresso em universidades públicas?

Entenda como funciona o Sisu e quais universidades o aceitam como processo seletivo

A resposta é: sim! O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo destinado a estudantes que desejam estudar em universidades públicas do Brasil. Contar com o auxílio do governo para estudar em uma universidade particular fica por conta do Programa Universidades para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Assim como os demais, no Sisu, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é critério para inscrição.
Por meio do Sisu, o estudante pode cursar uma graduação nas categorias bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Já fizemos uma matéria explicando como funciona cada uma das modalidades Sisu. Podem se candidatar brasileiros que tenham realizado a última edição da prova do Enem e que não tenham tirado nota zero na redação, independentemente de limite de renda familiar. No entanto, possa ser que o candidato precise apresentar uma nota mínima no Enem, isso porque as universidades participantes têm a liberdade de determinar notas mínimas para concorrer a cada uma das suas vagas.

Sisu 2018: no último dia de inscrições, veja as notas parciais de corte dos cursos de Medicina no RS

Sisu 2018: no último dia de inscrições, veja as notas parciais de corte dos cursos de Medicina no RS

As notas de corte para ingresso em quase todos os cursos de Medicina no Rio Grande do Sul subiram nesta sexta-feira (26), último dia de inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, em comparação à quinta-feira (25). As exceções foram a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O curso de Medicina com concorrência mais acirrada no Sisu, por enquanto, é o da Universidade Federal do Rio Grande (Furg): o último aprovado, se a seleção ocorresse nesta sexta-feira, precisaria de 786,76 pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2017. A menor nota de corte parcial em Medicina no Estado é na Unipampa, com 772 pontos.

Os dados expõem a situação das inscrições até a meia-noite desta sexta-feira (26). Para calcular a nota de corte dos cursos, por modalidade de concorrência, o Sisu considera a quantidade de vagas disponíveis e o número de inscritos no dia anterior. A nota de corte é, portanto, apenas uma referência e não assegura a classificação final.

As notas apontadas no levantamento feito por GaúchaZH a partir de dados do Ministério da Educaçação (MEC) consideram apenas vagas de ampla concorrência, disputadas por estudantes que não se encaixam em critérios da Lei de Cotas ou em ações afirmativas próprias de cada universidade.

Notas de corte parciais em Medicina no RS*

Furg: 786,76 (74 vagas, sendo 35 vagas de ampla concorrência)

UFCSPA: 786,26 (100 vagas, sendo 50 vagas de ampla concorrência)

UFSM: 783,64 (60 vagas, sendo 30 vagas de ampla concorrência)

UFPEL: 782,12 (41 vagas, sendo 20 vagas de ampla concorrência)

UFFS: 777,80 (31 vagas, sendo 2 vagas de ampla concorrência)

UFRGS: 773,65 (42 vagas, sendo 21 vagas de ampla concorrência)

Unipampa: 772,00  (60 vagas, sendo 29 vagas de ampla concorrência)

* Notas de corte para ampla concorrência em 26 de janeiro de 2018.

 fonte:https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/01/sisu-2018-no-ultimo-dia-de-inscricoes-veja-as-notas-parciais-de-corte-dos-cursos-de-medicina-no-rs-cjcw9p3ku04lf01ke9jbbzs8r.html
Ir para a barra de ferramentas