O segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) registrou 5,30% de ausentes (457 candidatos), do total de 8.622 que se candidataram para as provas. Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, é um percentual equivalente ao das edições anteriores do concurso. O resultado do vestibular da UFPR sai até o dia 15 de janeiro de 2016.

Dos 8.165 candidatos presentes (94,69%) ao concurso ontem, 7.773 são de Curitiba, 228 de Toledo e 164 de Palotina. Os candidatos realizaram as provas específicas por meio de questões discursivas, abordando temas das disciplinas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, conforme a área do curso pretendido.

No primeiro dia da segunda fase, no domingo, foram realizadas as provas de Compreensão e Produção de Textos. Foram 12.820 candidatos aprovados para a reta final do processo seletivo, com abstenção de 4,28% — inferior aos 5,72% registrados no ano passado. Eles responderam cinco questões discursivas. O número total de estudantes convocados para a segunda fase foi de 13.393.

Resultado

Os nomes dos próximos calouros serão divulgados exclusivamente pelo site do Núcleo de Concurso, por listas expostas na sede do Núcleo de Concursos, pela TV UFPR, por SMS e pelo aplicativo oficial +UFPR. Lançado em janeiro deste ano pela UFPR, o app é único entre as universidades federais e disponibiliza a lista dos aprovados assim que homologada pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Ele está disponível para ser baixado, gratuitamente, no Google Play Store (sistema operacional Android). A versão para o sistema iOS está em desenvolvimento. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR e tem parceria do Núcleo de Concursos.